COMO INSTALAR: CHUVEIRO ELÉTRICO


Obs: Verifique qual é a tensão de sua rede se 127v ou 220v – Isto é muito importante.
Lembrando que 127v é conhecido como 110v.

*** Se você estiver num estado como por Exemplo: Santa Catarina, o Fio Neutro e fase, te darão a tenção 220v. Atente para isso. Portanto nesta região você usará os passo da 1ª instalação como se fosse 127v.

1º - Vamos instalar um Chuveiro de tensão 127v e 5400W


t13 Como Instalar Chuveiro Elétrico
A – você vai precisar de 2 (dois) cabinhos. 1 (um) para fase e 1 (um) para neutro de 10mm, e um cabinho para o terra também de 10mm.

*** - Não deve-se instalar chuveiro em tensão 127, com cabos menores que 10mm.

1º – Passe os três fios: leve de sua rede ou do quadro de distribuição, até o banheiro.
2º – Não esqueça de identifica -los: Fase: Amarelo
                                                              Neutro: Azul
                                                              Verde: Terra
3º – Passe veda rosca, em toda a rosca que você for conectar. Utilize bastante veda rosca não tenha preguiça.
4º – Conecte o Chuveiro na saída de aguá (cano da parede),
5º – Depois conecte o chuveiro a rede elétrica: Você vai ver dois fios brancos e um verde que saem do chuveiro. O fio verde é o terra. Os outros você pode ligar como você quiser um no fio fase e o outro no fio neutro. “Não esqueça de isolar e bem”.
- Porém você pode utilizar um conector de louça se preferir, com certeza ficará melhor visualmente.
6º – Feito isto vá até o quadro de distribuição e conecte os fios:
Fase: No djuntor de 50A
Neutro: No barramento de Neutro
Terrra: No barramento de terra a Esquerda do quadro.

Obs: se você não tem quadro de distribuição:

A – Leve os fios fase e neutro até sua rede, e faça a conexão.
B – A conexão com fio dez deve ser feita com conector Split bolt.
C – Você desencapa as pontas dos fios mais ou menos uns 10 cm, desencapa o fio da rede e faz a conexão. Para uma boa conexão use dois Split bolt para cada ponta a ser conectada em cada fio, e depois isole bem. Fase com Amarelo, Neutro com o Azul, e Verde com o Terra. Pode ser conectado o fio terra ao neutro.
D – Para fazer o fio terra, ou seja, aterra -lo: Coloque uma barra de aterramento no seu quintal próximo ao seu banheiro. “ Está barra não pode ser um ferro de construção, é uma barra de cobre”. Barra de 2,40m, coloque um conetor que pode ser simples e conecte o fio. E estará pronto a instalação de seu chuveiro.

MUITO IMPORTANTE: ANTES DE LIGAR O CHUVEIRO NA POSIÇÃO, QUENTE OU MORNO, DEIXE ESCORRER A AGUÁ NA POSIÇÃO FRIO. PARA EVITAR A QUEIMA DA RESISTÊNCIA. O TEMPO, É O TEMPO DE ENCHER O CHUVEIRO DE AGUÁ, MAS PARA EVITAR QUALQUER QUEIMA 30 SEGUNDOS É SUFICIENTE.
*** Se já tem os fios passados, chegando até o seu banheiro, siga apenas os passos de 3º ao 5º.

Todos estes passos servem para quem está construindo”.




2º - Vamos instalar um Chuveiro de tensão 220v e 5400W


A – você vai precisar de 2 (dois) cabinhos. fase 4mm, e um cabinho para o terra também de 4mm.

*** - Se o chuveiro for de 7800W, a fiação de ser de 6mmmenor que isso derreterá.

1º – Passe os três fios: leve de sua rede ou do quadro de distribuição, até o banheiro.
2º – Não esqueça de identifica -los: Fase: Amarelo
                                                              Fase: Vermelho
                                                              Verde: Terra
3º – Passe veda rosca, em toda a rosca que você for conectar. Utilize bastante veda rosca não tenha preguiça.
4º – Conecte o Chuveiro na saída de aguá (cano da parede),
5º – Depois conecte o chuveiro a rede elétrica: Você vai ver dois fios brancos e um verde que saem do chuveiro. O fio verde é o terra. Os outros você pode ligar como você quiser na fiação fase. “Não esqueça de isolar e bem”.
- Porém você pode utilizar um conector de louça se preferir, com certeza ficará melhor visualmente.
6º – Feito isto vá até o quadro de distribuição e conecte os fios:
Fase: No djuntor Bipolar de (para 4mm 30A, para 6mm a 40A)
Terra: No barramento de terra a Esquerda do quadro.



14 comentários:

  1. Gostaria de esclarecer que se ocorre do seu chuveiro algumas vezes não ligar pode ser problema com o contato, que é a peça responsável por fazer o liga e desliga do aparelho e também o ajuste para a posição verão e inverno.
    Caso o problema esteja com ela, basta entrar em contato com um Eletricista na sua cidade. Afinal tomar banho quente é um direito de todos.
    Para conhecer outras dúvidas sobre instalação e conserto de chuveiro acesse http://eletricistarj.com.br/nossos-servicos/instalacao-de-chuveiro/

    ResponderExcluir
  2. Há problema se, ao invés de ligar no chuveiro 02 (dois) fios fases (amarelo e vermelho) e um terra (verde), ligar-se 01(um) fase (vermelho); 01 (um) neutro (azul) e um (01) terra (verde)?

    ResponderExcluir
  3. boa tarde meus amigos ,eu poço colocar um disjuntor ao lado do chuveiro e de quanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendável Polo, porque o banheiro gera vapor e dependendo da qualidade da água ou o seu PH seu disjuntor também criará zinabre ou azinhavre

      Excluir
  4. Olá bom dia Amigo, não quero em hipótese alguma duvidar da sua capacidade profissional, mas pediria humildemente que mudasse duas linhas do seu texto.

    O FIO TERRA NÃO PODE SER LIGADO AO NEUTRO EM MOMENTO ALGUM
    BARRA DE FERRO DE CONSTRUÇÃO NÃO É TERRA (TEM QUE SER COBRE)

    Agradeço se não me levar a mal

    ResponderExcluir
  5. oi,minha rede e de 127v ou 110v.meu chuveiro todas as vezes que ligo ele bate o cheiro de queimado logo depois o disjuntor dispara e o chuveiro logico!para de funcionar. meu disjuntor e de 30.serar que e esse o motivo de esquentamento e cheiro de queimado?qual a melhor potencia de disjuntor para a potencia de127v ou 110v.ja usei o disjuntor 25 mais tb acontece a mesma coisa. gostaria de saber se o disjuntor do chuveiro pode ser maior que o da rede?o disjuntor da rede e de 40.sendo o da rede 40.qual eu poderei colocar no do chuveiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, olha se seu disjuntor geral é de 40C, se for, olhe na carcaça do seu chuveiro se tem um número (40), então voce coloque um disjuntor de 40B somente para o chuveiro, aí acaba seu problema de estar desligando seu chuveiro.siga dessa forma está correta, abraços.

      Excluir
  6. Uma ajudinha, por favor: Ao lavar o banheiro sem querer eu molhei os fios e o conector de louça. Desliguei o disjuntor, subi numa cadeira e sequei tudo com papel toalha, mas acho q entrou água dentro do conector. Agora em quanto tempo seria seguro ligar o chuveiro novamente? Agradeço as respostas, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. ola....estalei um chuveiro ..127 v...com o faze 6m e neutro 2.50.....disjuntor de 25....sera que tem algum poblema

    ResponderExcluir
  8. a minha rede não tem terra direto do padrão nem da caixa de distribuição,porém eu posso ligar o terra no neutro que recebe o chuveiro? aguardo resposta obrigado.

    ResponderExcluir
  9. QUAL O RISCO DE ESTALA O CHUVEIRO ELETRICO SEM FIO TERRA POR QUE NA Q ESTOU MORANDO NAO TEM O TINHA UM CHUVEIRO INSTALADO ASSIM MESMO TIVE QUE COMPRAR OUTRO DO MESMO MODELO E COLOQUE MAIS ELE DESAMOU O DSJUNTOR GERAL PORQUE É DA MARCA LORINZETTI TRES TEMPERATURA COM TENSÃO DE 127V E 4600W E A REDE É 110

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo boa noite, repare se o disjuntor geral é de 40c, se for olhe na carcaça branca do chuveiro se tem o número 40, se tiver, então coloque um disjuntor somente para o chuveiro de 40b, coloque fio 10mm só para o chuveiro, os três fios vermelho fase, azul neutro, e verde aterramento, do lado de fora da casa coloque uma barra de cobre com 2,40metros, e coloque o final verde do chuveiro ligado diretamente no barramento terra lá de fora, pronto acabou seu problema, abraços.

      Excluir